CAPEX e OPEX: transforme sua empresa com o modelo de tecnologia as a service
A crise econômica ocasionada pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19) é visível nas empresas. Preocupadas em como sobreviver diante dessa adversidade, as organizações estão revendo os investimentos.
Uma das saídas encontradas para não prejudicar o desempenho das operações, é “terceirizar” equipamentos e serviços durante determinado período sem perder qualidade.
A WDC Networks preparou este artigo para informar que é possível contornar esse quadro de conturbencia. As siglas CAPEX e OPEX (Capital Expenditure e Operational Expenditure) são termos ingleses utilizados com frequência no meio corporativo para discutir como empresas adquirem ou contratam algum produto ou serviço para o seu negócio.
Entender a diferença entre Despesa de Capital e Despesa Operacional, em português, facilita na hora de mensurar e acompanhar os gastos financeiros que determinado projeto pode gerar, qual a melhor opção e se o investimento está dentro do orçamento da empresa.
Apesar de serem termos comuns em reuniões corporativas, muitos profissionais ainda confundem o significado de CAPEX e OPEX. Portanto, preparamos este artigo para responder às dúvidas mais comuns com exemplos práticos. Acompanhe a leitura.
Entenda a diferença entre CAPEX e OPEX
CAPEX
Capital Expenditure, ou Despesa de Capital, é a verba que o setor financeiro da empresa despende na aquisição de elementos para melhorar algum produto, serviço ou estrutura da empresa.
Os ativos comprados podem ser itens capazes de aumentar a produtividade de um setor ou equipamento, consequentemente gerando mais lucro para a organização.
No entanto, deve ser considerado se o ativo comprado tem vida útil maior que o ano fiscal, pois a capitalização dos custos é feita com base na amortização em propriedades intelectuais ou depreciação para bens tangíveis. O objetivo é dividir o custo do elemento pela durabilidade indicada no regulamento fiscal. No caso de desembolso em projetos, o cálculo é feito com base no Retorno sobre o Investimento (ROI).
OPEX
Operational Expenditure, ou Despesa Operacional, é o pagamento utilizado para “alugar” algum produto ou serviço. Geralmente, os gastos financeiros estão vinculados com a manutenção ao que é consumido com despesas operacionais, como:
- Reparos.
- Taxas de licença.
- Honorários.
- Gastos que envolve locomoção e matérias-primas.
É o caso de uma empresa que fornece bens e prestação de serviços, como aplicativos de streaming de músicas ou filmes/séries em que os usuários pagam um valor mensal para ter acesso às playlists e longa-metragens.
Todas as despesas operacionais são dedutíveis de impostos no mesmo ano de sua realização. Portanto, é fundamental gerenciar os gastos para reduzi-los sem ter queda de qualidade, assim como do nível de produção.
Razões dos benefícios OPEX com o modelo TaaS da WDC
A WDC Networks desenvolveu um modelo de negócio acessível e descomplicado para empresas investirem em tecnologia as a service de modo ágil, descomplicado, simples e próximo, o que seria inacessível via CAPEX.
O modelo de negócio de tecnologia as a service da WDC é uma alternativa encontrada para que as organizações aloquem tecnologia de ponta por determinado período. Entre os benefícios de trabalhar com a WDC Networks, podemos mencionar:
- Pagamentos em até 60 meses.
- Sem incidência de Impostos Sobre o Serviço (ISS).
- Viabilização de projetos com tecnologia de ponta dos melhores fabricantes.
- Atualização tecnológica de uma parte dos produtos para diminuir o risco de obsolescência.
- Troca de equipamentos sem cobranças adicionais.
Entre em contato com nossos especialistas para saber mais. A WDC descomplica o seu negócio de maneira simples, próxima e ágil. Conheça o nosso portfólio de soluções nas áreas de Áudio e Vídeo, Energia Solar, Enterprise e Telecomunicações.