Axis escolhe sistema de áudio inteligente da Shure para salas de reunião e de treinamento

Áudio e Vídeo - 01 jan 1970

Uma gigante do setor eletrônico, com presença em nada menos do que 179 países, a sueca Axis Communications precisava remodelar o auditório e as salas de reunião em sua nova sede em São Paulo. A agilidade no contato com os clientes, e entre suas equipes técnicas, é fundamental para manter sua posição de liderança. Por isso, ao planejar os novos espaços, a empresa optou pelas soluções de áudio inteligentes da Shure, o que está possibilitando um grande salto de produtividade nas atividades dos seus funcionários.


Especializada em sistemas de segurança e monitoramento, a Axis é conhecida pelo alto padrão de qualidade de seus serviços, tanto para empresas privadas quanto no setor público. “Tínhamos um auditório e várias salas de reunião e precisávamos de uma solução de áudio & vídeo, mas não queríamos nada analógico”, conta Sergio Fukushima, gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Axis Communications no Brasil.

Depois de pesquisar várias opções no mercado, ele ficou conhecendo os microfones da série MXA, da Shure, através da distribuidora WDC Networks, que também comercializa no Brasil os produtos da Axis. “Logo vimos que era uma solução mais profissional”, diz Fukushima. “São sistemas inteligentes, com processamento IP, que é também o protocolo usado pelas nossas câmeras. Acabou se revelando uma combinação fantástica”.

Segundo ele, a integração entre os microfones Shure MXA910, de captação no teto, e os MXA310, de mesa, com processamento de sinal digital do P300 da Shure, agradou em cheio todas as equipes da Axis. “Nossas reuniões costumavam ter muita coisa nas mesas, queríamos ter as mesas livres. Agora, basicamente o que o pessoal faz é entrar na sala, conectar um cabo no PC e começar a reunião”, conta o gerente da Axis.

Na sede da empresa, na Avenida Paulista, foram montados um auditório e cinco salas de reunião, sendo três com microfones de teto MXA910 e duas com os MXA310. O auditório, com capacidade para 24 pessoas, é muito usado para treinamento das equipes e dos parceiros da Axis, enquanto as salas de reunião costumam receber até clientes em encontros presenciais.

“Ficou muito fácil colocar o áudio das reuniões dentro de um Microsoft Teams, ou qualquer outra plataforma”, explica Fukushima. “O sistema de áudio se integra a partir de uma conexão USB no computador, e na mesma hora os participantes já têm acesso a tudo”.

Outra vantagem do sistema Shure, diz ele, é a facilidade para integrar os equipamentos de áudio da própria Axis, como caixas acústicas e processadores IP, para o áudio captado ser recebido com perfeição do outro lado da linha nas reuniões virtuais. “Mesmo com as pessoas falando ao mesmo tempo, não há problemas de compreensão da palavra. Com o processamento da Shure, a inteligibilidade é total”.

O gerente de Novos Negócios da Axis lembra ainda que essa solução, além de robusta, é escalável, o que permite planejar futuros upgrades. “Como é tudo por IP, basta agora planejar as necessidades e fornecer mais pontos de rede onde for desejável ampliar o projeto. É um sistema à prova do futuro”. Esse conceito é viabilizado pelo suporte da Shure, cuja equipe de atendimento permanece em contato frequente com o pessoal da Axis para entender possíveis novas necessidades.

Contribuiu muito também para o sucesso das novas instalações o modelo Technology as a Service (TAAS) adotado pela WDC, como conta Anderson Moura, gerente de Desenvolvimento da distribuidora: “A Axis tinha uma expectativa de alto desempenho e recebeu os melhores equipamentos da Shure para aquela aplicação, com desembolsos mensais que não pesam dentro do seu orçamento. É uma solução IP inteligente, compatível com o protocolo Dante, e que com certeza será usada pelos funcionários por muitos e muitos anos”.