Valores ESG no agro: Sua fazenda está preparada?
Para quem nunca ouviu falar nessa sigla, ela vem do inglês “Environmental, Social and Corporate Governance” (traduzindo: Governança Ambiental, Social e Corporativa) e significa um conjunto de políticas utilizadas para orientar empresas, investimentos e escolhas de consumo focadas em sustentabilidade.
Quando fazemos uma análise no agronegócio, percebemos que o consumidor está cada vez mais exigente e preocupado com a proteção do meio ambiente, pautas sociais e de governança, o que acarreta em sua decisão de escolha na hora de comprar.
As práticas ESG estão entre os principais focos do agronegócio, os profissionais precisam atender este público que é tão atento as informações e procedência de compra, tornando-se um conjunto de valores.
À medida que temos cada vez mais acesso a informações, os consumidores também tem uma possibilidade maior de escolha, como por exemplo, marcas, produtos e países de origem. Quanto mais entendimento sobre este assunto, maior o engajamento com os valores ESG.
Estes consumidores querem vivenciar na prática que as empresas que eles consomem os produtos, também estão de acordo com o conjunto de valores que eles buscam, nos quais estão associados ao meio ambiente, valores de natureza social e valores pertinentes a maneira como a empresa é administrada e conduzida, constituindo sua governança corporativa.
Como atender aos critérios ESG e deixar claro para o consumidor?
Primeiramente, devemos pensar que os produtores já fizeram o mais difícil, que foi superar várias questões inerentes ao Brasil, como por exemplo, a tributação elevada, a dificuldade da logística e em conquistar os mercados internacionais.
Neste momento, o maior foco é dar o próximo passo em relação ao mercado consumidor, garantindo que estará vendendo produtos com valor agregado mais alto. Todos os produtos e serviços que carregam o ESG por traz, costumam ter um retorno maior, justamente pelos clientes que estão dispostos a pagar mais e acabam sendo divulgadores do produto e da marca.
Meio ambiente
Na hora de comprar produtos agrícolas, o meio ambiente é uma das principais preocupações. O produtor rural precisa demonstrar que a produção agride minimamente ou não agride o meio ambiente, e sempre que possível, as eventuais emissões de carbono são neutralizadas (uma pauta muito importante, devido ao aquecimento global).
Social
O produtor também precisa demonstrar que a produção foi feita com base nos requisitos sociais, sem descriminar os trabalhadores, provendo os diretos sociais assegurados por lei.
Governamental
Nesta sigla, o produtor precisa mostrar que a empresa é bem administrada, e sua atuação se baseia nos interesses da comunidade em geral.
Quando o agricultor consegue transmitir estes pontos, consequentemente ele estará agindo com o ESG.
Conclusão
Realizar uma gestão alinhada com as novas tendências globais e com base em uma gestão de risco é fundamental para que sua empresa rural permaneça firme no mercado!
O ESG veio para ficar no agronegócio e os critérios e normas do ESG perdurarão sempre na vida do produtor rural, do setor, da cadeia, e, principalmente, na hora de obter crédito com o setor privado e público