Tecnologia DWDM: conheça suas principais características e benefícios!
Já parou para entender melhor como funciona a tecnologia DWDM e quais os benefícios? Acompanhe o artigo e tire suas dúvidas.
Os dados do mercado de telecomunicações mostram que a fibra óptica vem ganhando terreno como o meio de transporte de dados que mais cresce no Brasil.
Assim, sendo responsável por 1 milhão de novas conexões adicionadas no 1°semestre de 2018. Também, indica um crescimento de 35%, número mais expressivo se comparado com outras tecnologias como: internet a cabo que aumentou 6,6% e rádio com um avanço de 13%.
A fibra óptica é um meio seguro, não sofre interferência externa e permite o transporte em grandes distâncias, com isso em mente, o DWDM permite a multiplicação dessa capacidade como se tivéssemos várias fibras lógicas dentro de apenas uma.
O que é a tecnologia DWDM?
Através da multiplexação da frequência da luz é possível multiplicar a capacidade de transporte do meio (Fibra Óptica). Então, o aumento da fibra é a principal característica do DWDM.
Além da capacidade da banda, as principais vantagens técnicas do DWDM estão destacadas abaixo:
Transporte transparente: a DWDM é uma tecnologia que permite transportar vários formatos de dados como Gigabit Ethernet, ESCON e Fibre Channel com abertura a interfaces em uma camada física comum; sem interferência do sinal.
Escalabilidade: essa tecnologia multiplica a capacidade da fibra óptica em áreas metropolitanas e redes corporativas para atender a demanda por capacidade em links ponto a ponto; linear ADM, ANEL e MALHA.
Provisionamento dinâmico: rápido, simples e dinâmico em conexões de rede, os provedores de banda larga conseguem fornecer serviços de alta largura de banda em dias, em vez de alongar para vários meses; e
Expansão: permite uma expansão da rede sem ter que lançar novas fibras, ou seja, nova infraestrutura.
Assim sendo, a tecnologia DWDM ajuda no aumento da capacidade e velocidade da internet.
Diferença entre CWDM x DWDM
Existem duas variações a CWDM (Coarse Wavelength Division Multiplexing) e o DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing).
Basicamente, a única diferença entre o CWDM e DWDM é a quantidade de canais, em distância, pois o CWDM não permite à amplificação OPTICA.
Entenda sobre os comparativos técnicos entre essas tecnologias de fibra óptica
CWDM
-
Canais: Máximo de 16;
-
Espaçamento mínimo entre canais: 20 nm;
-
Bandas Ópticas: O, S, E, C, L (1.270 a 1.610 nm);
-
Componentes ópticos e opto eletrônicos de baixo custo;
-
Padronizado pela normativa ITU G.694.2;
-
Distância de até 80-100km.
DWDM
-
Canais: até 128;
-
Espaçamento mínimo entre canais: 1,6 nm, 0,8 nm e 04, nm;
-
Banda Óptica: C e L (1.530 a 1.625 nm);
-
Componentes ópticos e opto eletrônicos sofisticados e de alto custo;
-
Padronizado pela normativa ITU G.694.1;
-
Permite o transporte em até 4.500km.
Parceria WDC Networks e ECI
Os provedores regionais de internet agora contam com mais uma ótima opção, a WDC Networks, que distribui tecnologia com valor agregado para os setores de telecomunicações e vigilância eletrônica.
Isso porque, agora possui em seu quadro de fabricantes a ECI Telecom, empresa Israelense que é especialista em equipamentos de fibra óptica.
Então, o acordo objetiva o fornecimento de produtos de transporte óptico de pacotes (DWDM) e aplicações SDN/NFV, soluções de segurança cibernética e outros ótimas opções de serviços profissionais para o mercado brasileiro.
Por fim, também destacamos que os equipamentos da ECI são compactos, possuem baixo consumo de energia e uma escalabilidade da rede diferenciada, o que é uma das principais características dessa tecnologia.
Portanto, a parceria fornecerá melhores tecnologias de transmissão para os ISP’s e provedores de data centers. A principal estratégia é oferecer serviços para que o custo da implantação de DWDM seja mais acessível.
Se interessou em adquirir a tecnologia DWDM para sua empresa? Então, entre em contato com nossos especialistas em banda larga fibra óptica.