Fale conosco pelo telefone (11) 3035-3777 ou na página FALE CONOSCO.

Redes de Acesso Definidas por Software (SDAN) Domine sua complexidade de banda larga

Telecom - 16 maio 2022
Fabricantes

Ao longo dos anos, as redes de banda larga tornaram-se ambientes multifornecedoras e também, de preocupações. Essa crescente complexidade tornou as operações mais lentas e aumentou os custos, com um efeito inevitável no serviço que é oferecido aos clientes.

Caminhar em direção a uma rede de acesso definida por software (SDAN), traz novos horizontes na evolução de serviços aos usuários, aumentando a competitividade com novos níveis de eficiência operacional e agilidade.

 

O que é acesso definido por software?

As Redes de Acesso Definido por Software (SDAN) trazem atributos de plataforma para a rede de banda larga, ajudando as operadoras a perceber a evolução das redes baseadas em hardware para plataformas definidas por software, virtualizando grande parte da funcionalidade. Isso acelera os ciclos de inovação em um ambiente nativo da nuvem, aproveita plataformas de software econômicas para simplificar a integração de TI e amplia a capacidade de programar e automatizar sua rede.

O SDAN tem o potencial de transformar quase todos os aspectos das operações de rede de acesso fixo. O núcleo para alcançar isso são: automação, análise e uma rede virtualizada e programável. A combinação desses aspectos permite que um operador redesenhe fundamentalmente seus fluxos de trabalho organizacionais e a maneira como as equipes trabalham juntas. Tudo se torna mais proativo e ainda mais interativo.

Portanto, implementar um SDAN não cria apenas novos recursos tecnológicos; também pode criar uma organização de operações de ponta.

 

Quais são os benefícios do SDAN?


Desagregação
  • As camadas de hardware e software podem ser dimensionadas separadamente;
  • Novos serviços e recursos podem ser introduzidos facilmente;
  • Abordagem de TI com DevOps e micros serviços que geram ciclos de inovação mais curtos.

Abstração
  • As operações são abstraídas da implementação;
  • Os processos de provisionamento e solução de problemas são simplificados;
  • A portabilidade é maximizada para futuras evoluções de rede.

Automação
  • As redes são controladas pela funcionalidade do software
  • As rotinas de rede podem ser automatizadas e adaptadas de forma flexível

O OPEX é reduzido por meio de automação de circuito fechado, análise de integridade e operações sem contato.

 

Levando a sua banda larga para a nuvem

O coração da solução SDAN da Nokia é o Altiplano Access Controller. Essa plataforma nativa da nuvem oferece um conjunto completo de gerenciamento de rede, bem como funções de controle SDN para executar uma rede de banda larga. Ele fornece às operadoras uma visão única para gerenciar serviços fixos, alavancando operações orientadas por políticas, gerenciamento poderoso do ciclo de vida de intenção e automação em tempo real em uma rede de vários fornecedores e várias tecnologias.

Para criar uma rede de banda larga autônoma, baseada em interfaces abertas e padronizadas para controle de nuvem e interoperabilidade de vários fornecedores, explore a solução Nokia SDAN.

 

WDC Networks e Nokia

A Nokia está presente em mais de cem países e possui uma parceria estratégia conosco desde 2018. Oferecemos todo o portfólio de produtos de telecomunicações da Nokia, considerado o mais completo do mercado, junto a segmentos de mercado definidos previamente, como Provedores Regionais, empresas dos segmentos de Transporte, Energia/Utilities e Setor Público.

Priorizamos a distribuição de soluções GPON/POL, Roteadores IP e DWDM, dentro do portfólio da Nokia, que é composto por equipamentos e soluções para Redes de acesso, Redes IP, Redes Ópticas, Wireless, Rádios, Rede Celular e WiFi, mais soluções e plataformas de softwares. Dessa forma, complementamos o nosso portfólio de telecomunicações, agregando mais valor para os clientes.

Devemos ressaltar também que todos nossos clientes podem contar com a aquisição na modalidade TAAS (Tecnologia As a Service). Nosso modelo de negócio exclusivo elimina o custo de aquisição dos produtos, faz com que o investimento seja mensal, permite flexibilidade nos contratos e redução de custos.

 

Fontes: https://www.nokia.com/blog/sdan-we-do-the-math-you-get-the-money/

https://www.nokia.com/networks/solutions/software-defined-access-networks/