Fale conosco pelo telefone (11) 3035-3777 ou na página FALE CONOSCO.

Logitech apresenta: Guia de salas de reuniões

Áudio e Vídeo Profissional - 03 mar 2022
Fabricantes

As adaptações na rotina profissional estão cada vez mais presentes para conter o avanço da propagação do coronavírus, mantendo em alta o trabalho home office e consequentemente, as experiências colaborativas através de videoconferências.

Uma das melhores características nas reuniões online, vem através da qualidade do áudio e do vídeo com quem iremos falar, sendo assim, quem estará do outro lado também necessita que estejamos com a infraestrutura correta para a ocasião.

Pensando na melhor experiência dos usuários, a Logitech – empresa parceira da WDC que possui incríveis tecnologias na área de áudio e vídeo – produziu um guia com as melhores práticas recomendadas de instalação dos equipamentos, incluindo o aproveitamento dos espaços em que eles estarão, apresentando também algumas soluções para as salas de vídeo conferência com dicas que otimizam a iluminação, o plano de fundo, os móveis e a acústica.

As melhores práticas para projetar e gerenciar soluções para salas de videoconferência

Neste guia que possui 2 seções, a Logitech separou as melhores dicas para criar a configuração perfeita, compreendendo e controlando as variáveis essenciais para uma melhor experiência de vídeo do início ao fim.

 

O ambiente do espaço das reuniões

 

 

Iluminação: A posição de uma pessoa entre a câmera e uma janela externa ou outra fonte de luz forte pode causar uma silhueta indesejável que prejudica a qualidade do vídeo. A tecnologia Logitech RightLight™ resolve os problemas da luz de fundo e outros problemas de iluminação otimizando o equilíbrio da luz para que enfatize rostos e crie tons de pele com aparência natural

Veja as dicas que a Logitech separou para você:

  • Evite apontar a câmera para janelas externas ou outras fontes fortes de iluminação, como holofotes direcionais; os elementos de iluminação que estão atrás dos participantes da reunião tendem a escurecer o assunto e produzir silhuetas.
  • A forte luz do sol de uma janela próxima também pode criar contrastes nítidos, mesmo quando a câmera não está apontada para a janela
  • Quando necessário, considere a instalação de persianas, cortinas ou persianas para controlar a iluminação
  • De modo geral, as luminárias fluorescentes típicas de escritório funcionam bem para a iluminação de salas de reunião

 

Cor

 

 

Cores neutras da parede ajudam na concentração e foco nos participantes. É importante evitar as cores brilhantes, como vermelho, azul e verde, pois estas cores fazem com que a câmera distorça os tons de pele e outros matizes.

Evite padrões em negrito no fundo; câmeras geralmente não capturam bem os padrões, o que leva a distrações visuais.

 

Plano de fundo

Normalmente, um fundo simples e limpo é o melhor. A desordem visual, como padrões em negrito, pode ser um problema para a câmera de conferência e distração para os participantes da reunião.

Retirar ou evitar móveis desnecessários, elementos sobre a mesa, plantas ornamentais, obras de arte carregadas, fotografias emolduradas com vidro reflexivo e objetos em movimento como cortinas, ajudam nesta etapa. Para os quartos com janelas, a dica é considerar as persianas ou cortinas, uma tela de privacidade ou vidro fosco, já que as janelas podem ser uma fonte de distração se houver movimento ou atividade externa e representam um problema de privacidade para reuniões confidenciais.

 

Mobília

 

O tamanho da mesa e o número de cadeiras é um fator determinante na seleção do equipamento de áudio e visual.

Veja estas dicas:

  • Arrume as cadeiras de forma que a câmera possa ver todos na mesa; isso geralmente é realizado posicionando a câmera e a tela na cabeceira da mesa e organizando os assentos dentro do campo de visão da câmera (FOV).
  • Se possível, escolha uma forma não retangular para a mesa – como uma forma cônica ou triangular ou um semicírculo – com a extremidade mais larga perto da tela e da câmera para que todos os sentados à mesa possam ser vistos.
  • As mesas circulares podem ser uma boa opção para salas menores, pois não bloqueiam o campo de visão da câmera.
  • Selecione pequenas mesas altas e assentos móveis leves para configurações de sala flexíveis.

 

Acústica

Todo espaço físico possui propriedades acústicas intrínsecas, muitas das quais podem ser gerenciadas. Os materiais usados para a construção e o mobiliário da sala têm o maior impacto na acústica da sala.

  • Evite construir salas com superfícies reflexivas, como metal, pedra, vidro ou materiais semelhantes, que podem aumentar a reflexão do som e comprometer a qualidade do áudio
  • Tenha cuidado com as janelas de vidro, que podem permitir que o ruído externo entre e causar distrações para as pessoas na sala e do outro lado da chamada
  • Considere placas de teto acústicas ou painéis suspensos, que absorvem o som e reduzem o eco e a reverberação
  • Use carpete em vez de azulejo ou assoalho de madeira, pois materiais mais macios e elevados absorvem melhor o som.

 

Práticas recomendadas

 

Se você chegou até aqui está curioso para aprender sobre as melhores práticas com monitores, câmeras, microfones e muito mais, você pode acessar aqui: e conferir todos os produtos que a WDC distribui para você.

Além disso, aqui na WDC, você pode encontrar diversos outros acessórios de colaboração em vídeo, como cabeamentos, mounts, entre tantos outros.

Entre em contato com nossa equipe de especialistas e tenha as melhores soluções da Logitech para te ajudar no seu home office ou empresa com as boas práticas de videoconferência!