ESG: mais que um conceito ou uma proposta verde, uma questão de sobrevivência
A sigla ESG se refere às palavras Environmental, Social e Governance (em português: meio ambiente, social e governança). Apesar do termo ter surgido em meados de 2004, ele tem ganhado força especial nos últimos anos.
O que é ESG?
No universo corporativo, a sigla acabou por substituir a palavra “sustentabilidade”; de certa forma, as práticas do ESG estão associadas com a geração e mensuração de impacto real que as ações de sustentabilidade geram nos resultados dos negócios.
Na prática, podemos dizer que o ESG é a sustentabilidade empresarial. No setor do agronegócio, as práticas de ESG são vistas por especialistas como uma questão de sobrevivência. Explicaremos essa afirmação mais adiante no texto.
Práticas de ESG
Primeiro, entender um pouco melhor as três áreas da agenda ESG!
Meio ambiente (Environmental)
Na sigla ESG, a letra “E” está relacionada com as práticas do negócio em relação à conservação do meio-ambiente e sua atuação sobre temas como aquecimento global, emissão de carbono, poluição do ar e da água, biodiversidade, desmatamento, eficiência energética, gestão de resíduos e escassez de água.
Nessa área, entra também o uso de energias de fontes renováveis, como a Energia Solar.
Social
Por sua vez, o “S” se refere à relação de um negócio com as pessoas. São preocupações voltadas para satisfação dos clientes, proteção de dados e privacidade, diversidade da equipe, engajamento dos funcionários, relacionamento com a comunidade, respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas.
No agronegócio, é importante incluir nessa área também boas práticas com os trabalhadores do campo e comunidades do entorno.
Governança corporativa
Por último, a letra “G”. Ela se refere às medidas relacionadas à administração de um negócio: composição dos conselhos, estrutura do comitê de auditoria, conduta corporativa, remuneração dos executivos, relações com entidades do governo e políticos e existência de canais de denúncias.
ESG no agro avança no Brasil e no mundo
Agora, vamos retomar um ponto de extrema importância: por que ESG é tão necessário para a sobrevivência do agronegócio?
O mercado internacional, os investidores e os consumidores estão ficando cada vez mais exigentes no que diz respeito às práticas de sustentabilidade.
Segundo um relatório da PwC, 37% dos consumidores globais estão preocupados com a procedência dos produtos expostos nas gondolas dos supermercados ou vitrines das lojas; esses clientes consideram o cumprimento de práticas sustentáveis e éticas nos processos de produção dos seus alimentos como importantes definidores de compra.
Além do processo de decisão de compra do consumidor final, legislações internacionais voltadas para fortalecer práticas de ESG tornam a adequação do agronegócio cada vez mais necessária para que as transações no mercado internacional continuem firmes e fortes.
Especialistas também citam um outro ponto: segurança ao investidor. Seja no âmbito ambiental, social ou de governança, boas práticas de ESG ajudam a alcançar e mostrar resultados que despertam confiança para quem está investindo.
Benefícios de adotar o ESG no agronegócio
Além do lado do cuidado com o meio ambiente e com a sustentabilidade, a agenda ESG também tem benefícios práticos no dia a dia do agronegócio. A seguir, pontuamos as principais vantagens da implementação de práticas de ESG no setor agro:
- Redução de custos: é comprovado que aperfeiçoar a utilização consciente de recursos naturais e firmar o cumprimento da legislação trazem economia relevante a médio e longo prazo.
- Maior controle organizacional: práticas de ESG ajudam a estabelecer altos padrões de gestão para o negócio e auxiliam no compliance com regulamentações locais e globais.
- Maior poder de atração de investimentos: negócios que atendem à agenda ESG têm mais oportunidades de firmar parcerias estratégicas e são mais atraentes para investidores, já que eles têm preferido apostar em green bonds.
- Fortalecimento da marca: negócios que deixam claro seu comprometimento com a proteção do meio-ambiente e com o bem-estar social têm tido grande sucesso em fortalecer sua marca, conquistando também mais autoridade diante de outros players e dos consumidores.
Conheça a WDC Solar
Somos uma empresa de tecnologia que oferece produtos e soluções para descomplicar o dia a dia dos seus negócios. Estamos no mercado há mais de 17 anos e contamos com uma unidade fabril voltada exclusivamente para geradores fotovoltaicos.
A WDC Solar oferece soluções de energia fotovoltaica dos principais e melhores fabricantes do mercado, garantindo assim qualidade e preço baixo.
Conosco, você encontra tudo que precisa para desenvolver o seu projeto fotovoltaico.
Preencha o formulário a seguir para descomplicar suas necessidades de Energia Solar! Em breve, nosso time retorna o contato!