Confira 4 passos para montar um projeto de sala de reunião automatizada
23 out 2019 WDC Networks

Confira 4 passos para montar um projeto de sala de reunião automatizada

Uma sala de reunião automatizada tem a função de atender vários colaboradores, com demandas diversas e rotinas dinâmicas. Para isso, esses locais precisam não somente de equipamentos multimídia, mas de soluções completas e customizadas, que incluem tecnologias de áudio e vídeo, conforto e eficiência energética.  

Se o seu objetivo é montar um projeto de sala de reunião inteligente e eficiente, confira alguns passos que atendem aos critérios do setor corporativo, equilibrando inovação e a melhor experiência aos usuários.

1 – Pense na dinâmica do ambiente

O primeiro passo é avaliar o local. Por exemplo, quantas pessoas a sala comporta (o tamanho), sua movimentação e frequência de uso, para então pensar na instalação de sistemas inteligentes que atendam a estas demandas. 

É necessário saber se as pessoas que utilizarão o local vão compartilhar muitos dados em tempo real com outras localidades, e avaliar a necessidade de rapidez destas ações, assim como a segurança. 

O responsável pelo projeto de sala de reunião inteligente deve ter claro entendimento se a necessidade do contratante é tornar as reuniões mais produtivas por otimização de tempo, recursos tecnológicos (como iluminação, ventilação, entre outros), se a mesma sala atenderá a demandas específicas como áudio e vídeo conferência com unidades remotas, treinamentos, eventos entre outras necessidades.

2 – Mensure os equipamentos que atendem estas demandas

Após ter noção das necessidades da empresa, é hora de mensurar os equipamentos que vão compor este projeto de instalação. O mais assertivo neste ponto é pensar a partir de dois grupos de equipamentos:

  • Áudio e vídeo (multimídia): 
    • decidir entre monitores profissionais, painéis de LED,ou projetores;
    • projetar o áudio ambiente com as caixas de som ;
    • dimensionar os equipamentos para captação e transmissão nítida do áudio como microfones inteligentes;
    • prever equipamentos para compartilhamento sem fio ou cabos, transmissão de conteúdo dos notebooks, celulares, tablets para as telas, projetores e painéis;
    • Identificar o perfil da áudioconferência e vídeoconferência
  • Automação/eficiência energética e conforto: necessários para a montagem de uma sala de reunião inteligente, independentemente de seu tipo (Go to meet, Webinar, Skype etc). Trazem praticidade e mais produtividade à equipe, com sistemas inteligentes de luz e instalação, como: 
    • controle do ar condicionado da sala no celular;
    • controle da iluminação, persianas, e outros sistemas.

3 – Aplicabilidade – foco na melhor experiência do usuário

A melhor experiência de uso da sala de reunião automatizada deve ser daquele que utilizar seus recursos no cotidiano.

Portanto, essa automatização deve ser simples e funcional, com sistemas unificados em equipamentos que tragam soluções de controle, com sensores de iluminação, climatização, terminais multimídia (de áudio e videoconferência) e conexão de rede eficaz para cenários predefinidos.

Nestes ambientes, a eficiência energética age por sensores inteligentes, que oferecem a iluminação desejada e sem desperdícios, controlada por um único dispositivo, remoto ou não, aumentando a produtividade e otimizando a experiência do usuário.

Nesse aspecto e como uma tendência que se intensifica, soluções de compartilhamento simultâneo, sem a necessidade de fios, são uma tendência que possibilita a redução significativa da necessidade de intervenções da equipe técnica.

4 – Busque a parceria ideal na hora da compra das soluções  

A WDC Networks oferece todos os equipamentos para compor uma sala de reunião inteligente, seja pequena, média ou um auditório. 

A empresa é a melhor parceira para integradores que buscam instalar produtos de alta qualidade para clientes corporativos, com um vasto portfólio de comunicação integrada que comporta mensagens instantâneas, informações de presença, videoconferência, controle de chamadas e reconhecimento de fala com os serviços de comunicação real time, entre outros equipamentos.

Contate nosso time e conheça o modelo único de comercialização da WDC, com “Tecnologia As a Service”, mensalizado, em que seu negócio terá escalabilidade por meio do investimento em tecnologia de ponta.  

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro das novidades e promoções da WDC.