Como estruturar um bom projeto de áudio profissional?
Um dos nichos de alto crescimento no Brasil é o setor de áudio profissional, que oferece muitas alternativas de estruturação para sua implementação.
É previsto que as vendas mundiais de caixas acústicas e sistemas de áudio para uso profissional tenham um crescimento de mais de 30% até 2021, segundo relatório da consultoria inglesa especializada no setor, a Futuresource.
Porém, o desafio dos instaladores é: como estruturar o melhor projeto, dentro da realidade de cada negócio?
INFOGRÁFICO GRATUITO
Checklist definitivo para equipamentos de som profissional para eventos
Um bom projeto começa com planejamento assertivo e estruturado
O primeiro passo é justamente a questão da adaptação às necessidades do solicitante. Seguir com atenção a especificação daquele projeto, seja para eventos, empresas de mídia e digital signage, entre outros, é primordial.
Nesse escopo, a utilização de equipamentos funcionais, de qualidade e simples manuseio, que garantam ambientes automatizados e integrados com outros ativos de áudio por meio de tecnologia, é um recurso que fará toda a diferença.
Como são muitas as variáveis envolvidas, para dar certo, esse planejamento precisa ser estratégico e alinhado com a expectativa do cliente, a fim de alcançar uma excelente instalação.
O que considerar em um projeto de áudio profissional, na prática?
Um projeto de áudio profissional busca implementar um som de qualidade, uniforme, inteligível e controlável, em todas as partes do ambiente, seja externo ou interno.
Ele envolve a instalação de equipamentos, como caixas de som (PAs, Retornos e Subwoofers), amplificadores, microfones e outros, para conseguir utilizar o som com eficiência, dentro do prazo e definição dos custos.
Por exemplo, se o objetivo principal for atrair as pessoas pelo que será transmitido pelo sistema, o som pode ser mais alto e intenso, como acontece em shows, igrejas e apresentações externas. Já em contextos em que se foca um som de fundo, a audição do mesmo precisa ser confortável e natural, sem atrapalhar.
Portanto, cada local requer um estudo prévio antes das escolhas e implementação, o que inclui:
- A finalidade dessa sonorização: para que e a quem será destinada essa solução, conforme as especificações do cliente;
- Estudo do local: como observação de eco, ruídos, o tamanho, acústica, entre outros fatores;
- Escolha dos equipamentos adequados: como cabos, caixas de som, amplificadores, processadores de sinal, microfones ou reprodutores de mensagens gravadas;
- Orçamento: item crucial, já que envolve o investimento do cliente e da mão de obra do profissional.
Tendo esses critérios acertados, é hora da execução. Nesse momento, ter como parceiros profissionais especializados, que forneçam equipamentos necessários, é garantir boa parte do sucesso.
Parceria que impulsiona seu projeto de áudio profissional
A WDC Networks, distribuidora de tecnologia com valor agregado, enxerga a área de áudio e vídeo profissional como mercado potencial, mas que ainda carece de bons distribuidores. Por essa razão, oferta o aluguel de equipamentos, com condições únicas de comercialização, como uma alternativa que se encaixa como uma luva a este segmento.
A divisão de negócios da WDC Networks atua em três frentes: locadores de eventos; empresas de mídia e digital signage; e integradores de projetos audiovisuais. Há muitas oportunidades no mercado audiovisual no Brasil e a WDC é a empresa certa para alavancar seu projeto nesse contexto promissor, afim de mudar os conceitos de distribuição no mercado de Áudio e Vídeo Profissional
Conheça essas soluções e nosso modelo de locação único, Tecnologia As a Service. Entre em contato com nossos profissionais!