Fale conosco pelo telefone (11) 3035-3777 ou na página FALE CONOSCO.

Entenda como funcionam as Cidades Inteligentes e quais soluções a WDC Networks oferece

Telecom - 27 jul 2021

Você já ouviu falar nas Cidades Inteligentes?

Entre tantas definições, podemos dizer que é uma cidade criativa e sustentável, que faz uso da tecnologia, visando o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida.

Temos convicção quando falamos que as cidades inteligentes são o futuro da nossa vida urbana.

Isso porque, as cidades inteligentes estão em busca de otimizar a utilização dos recursos para servir os cidadãos, seja na mobilidade, segurança, energia, enfim, qualquer serviço que seja necessário à melhora na qualidade de vida das pessoas.

E a qualidade de vida das pessoas também está no centro da cultura e objetivo da WDC Networks, que existe como empresa para “conectar pessoas e empresas às tecnologias inovadoras, essenciais para melhorar a qualidade de vida das pessoas”.

É com essa convergência de objetivos que a WDC coloca o tema Cidades Inteligentes como foco total.

Com um time experiente, participou de inúmeros casos de sucesso na implementação de tecnologias para cidades, seja ela de conectividade via fibra ou rádio, segurança física e cibernética, eficiência energética, áudio e vídeo, entre outras.

Se interessou e quer conhecer mais sobre as Cidades Inteligentes? Então acompanhe nosso conteúdo.

Como funcionam as Cidades Inteligentes e Seguras

 As cidades trabalham com dados de sensores instalados pela cidade, um exemplo são as câmeras de monitoramento.

Que atualmente, além de fornecerem imagens de altíssima resolução e qualidade, possibilitam via software de análise de vídeo e de inteligência artificial, uma série de estudos preditivos.

Esses estudos são úteis para a tomada de decisão que podem ser cada vez mais ágeis, assertivas e antecipadas.

E o melhor, é que tudo é integrado em uma só plataforma, que permite o gerenciamento eficiente dos serviços.

Imagina encontrar em um só fornecedor tudo que você precisa: câmeras, softwares de análises de vídeos, seja para reconhecer placa, face, comportamento suspeito, áreas de estacionamento proibidas, velocidade de veículos, áreas restritas. Enfim, tantas outras aplicações.

Mas não só isso: as câmeras precisam ser visualizadas por meio de vídeo walls, esses vídeo walls colaboram com tantas aplicações como mapas, fluxos, sistemas diversos da polícia, guarda e defesa, entre outros.

E por trás disso? Está toda uma rede de fibra óptica, datacenters bem projetados, servidores de alta capacidade de processamento, com proteção cibernética.

Parece complexo? Tornamos tudo isso muito simples com a experiência dos nossos profissionais.

Não só isso, mas também com a troca de experiência com os fabricantes líderes de mercado que entregaram inúmeros projetos no Brasil e exterior, buscando o que realmente é aplicável e gera resultados.

Pensamos sempre que o fator tecnológico precisa ser pensado juntamente com os humanos e institucionais para que gere resultado.

Em outras palavras, para que uma cidade consiga, de fato, completar a sua transformação em cidade inteligente, é necessário capital humano, conhecimento e inovação.

O que mais podemos achar nas Cidades Inteligentes?

Em cidades inteligentes você pode encontrar:

  • Segurança inteligente, mobilidade inteligente, sistema de saúde inteligente, educação inteligente, iluminação pública inteligente, coleta inteligente, conexão do cidadão e governança digital, energia inteligente (Smart Grid);
  • Segurança e proteção de dados;
  • Elementos tecnológicos: Infraestrutura (TIC) – Sensoriamento e IOT – Inteligência/Software.

 

Mas você deve estar se perguntando: quais são as motivações de uma cidade para se tornar inteligente? E aqui respondemos que, Cidades Inteligentes estão em busca de sustentabilidade ambiental, qualidade de vida e crescimento econômico.

Além disso, existem outros benefícios, como visibilidade positiva para a cidade nas mídias e ganhos de prêmios; melhora a competitividade na cidade, que atrai investimentos privados; é gerado um maior reconhecimento da população e maior interação com todos.

Tecnologia para qualidade de vida: conheça uma Cidade Inteligente

Aqui, podemos exemplificar uma Grande Cidade do Estado de São Paulo, que fez um projeto para se transformar em cidade inteligente.

O objetivo da cidade foi investir em tecnologia para uma cidade melhor em vários setores, sendo eles: segurança, mobilidade, educação, saúde e governança.

Cidades inteligentes e seguras: componentes

  • Software de vídeo monitoramento Analíticos;
  • Câmeras de segurança;
  • Controle de acesso;
  • Armazenamento de dados;
  • Fibra Cabeamento Wireless e WIFI.

 

Como funciona o sistema de vídeo vigilância inteligente

Ao adotar o sistema de solução de vídeo vigilância inteligente, o ecossistema funciona começando pela instalação e configuração dos serviços, passa por cabeamentos e energia, roteadores e switches, armazenamento, servidores, câmeras e codificadores, software e análise para tomada de decisão.

Monitoramento de áudio e vídeo Inteligência na câmera – Análise de áudio e vídeo. Com essa solução é possível identificar as seguintes situações:

  • Objeto abandonado;
  • Veículos estacionados;
  • Invasão de perímetro;
  • Reconhecimento de placas;
  • Pessoas suspeitas;
  • Veículos na contramão;
  • Gestão do trânsito;
  • Áreas restritas;
  • Vadiagem;
  • Aglomeração de pessoas;
  • Reconhecimento facial.

 

Como funciona a inteligência artificial

Você já deve ter ouvido falar em inteligência artificial (IA), que basicamente é o avanço da tecnologia afim de fazer com que máquinas e computadores possam realizar tarefas automatizadas no lugar de humanos.

Ou melhor, que eles consigam fazer várias tarefas ao mesmo tempo e com mais eficiência, sem a falha humana.

Nas Cidades Inteligentes, conseguimos citar os alarmes em tempo real (deep learning) e a busca avançada em vídeo gravado (vídeo sinopse e pesquisas avançadas).

Além disso, também podem ajudar a população para funcionar como uma forma de enviar notificações, alertas e comunicações de emergência.

Para isso, é instalado os totens de notificação, onde é possível fazer denúncia policial, pedir ajuda de médicos e bombeiros e também solicitar informações turísticas.

Com uma câmera acoplada, o toten pode realizar uma ronda virtual no entorno e validar a pessoa que está próxima.

Benefícios:

  • Abre uma comunicação direta e prioritária com a central de monitoramento;
  • Melhora a sensação de segurança em parques, campus ou locais mais isolados;
  • Elimina o ruído do entorno, permite comunicação clara.

 

WDC Networks e as Cidades Inteligentes

A WDC atua diretamente com fabricantes de soluções para cidades inteligentes, que vai desde o software até os equipamentos mais tecnológicos.

Para que você consiga transformar a sua cidade em uma cidade inteligente com tecnologia de ponta e que cabe no seu bolso, a WDC pode te ajudar!

Aqui, você tem os melhores fabricantes do mercado e pode adquirir as soluções no nosso modelo exclusivo de negócio: TaaS – Tecnologia As a Service.

Isso significa que você vai investir de forma simples e descomplicada, pagando em mensalidades, ao invés de ter que pagar tudo de uma só vez.

Nós transformamos o seu CAPEX em OPEX, em um formato que permite desfrutar de todos os benefícios fiscais de uma operação de arrendamento mercantil.

É maneira muito utilizada em outros países, pois entendemos que os clientes precisam se concentrar nas suas atividades fim, e não em gerenciamento de T.I. ou de sistemas de telecomunicações.

Escolha a TaaS para ter vantagem competitiva no mercado, tecnologia sempre renovada, decisão estratégica e escolha o que cabe no seu orçamento!

Entre em contato com o nosso time de especialistas e veja o que podemos fazer por você hoje.