Entenda a diferença entre roteador e access point
Ter uma boa rede Wi-Fi hoje é fundamental, por isso, contar com um dispositivo específico como um Access Point, por exemplo, é algo que vai beneficiar muito a sua empresa. Mas qual a diferença entre um access point e um roteador?
É mais do que essencial que uma empresa possa contar com equipamentos mais robustos para a distribuição do sinal da internet, assim garantindo melhor desempenho no dia a dia.
Sofrer com instabilidade e lentidão na internet pode ser sinal de que é necessário trocar o seu aparelho que faz a distribuição do sinal, seja ele um access point ou roteador.
Às vezes pode ser apenas um problema de alcance, que pode ser resolvido então com o uso de um access point, ao invés de um roteador, pois eles trabalham de forma diferente.
Quer saber mais sobre a diferença entre um access point e um roteador? Então continue acompanhando o conteúdo abaixo.
Como funciona um Access Point
O aparelho access point funciona da seguinte forma:
- Recebe o sinal de rede do roteador via cabo UTP;
- Converte o sinal recebido em wireless;
- Distribui o sinal wirelesse em um alcance muito maior do que um roteador Wi-Fi ou um repetidor.
Um access point é um dispositivo de distribuição de rede que tem a função de transmitir o sinal de internet para locais mais distantes, onde a cobertura de um simples roteador pode não alcançar.
Podemos dizer que um access point é um aparelho mais robusto que os repetidores Wi-Fi e roteadores. Ou seja, ao comparar ele com outros dispositivos de amplificação de sinal de internet, podemos confirmar que ele possui maior capacidade de gerenciamento de rede e proporciona mais velocidade também.
Sendo assim, o access point e o roteador, apesar de serem muito semelhantes, não são a mesma coisa.
Como funciona um roteador
Um aparelho roteador é mais recomendado para espaços pequenos e residenciais, pois ele não tem o alcance tão longe como um access point.
Ele funciona criando rotas de transmissão de sinal, ou seja, ele recebe determinado pacote de dados e os encaminha para o dispositivo de destino por meio da escolha da melhor rota disponível na rede.
Assim, ele trabalha com uma rede de dados com um gateway, uma espécie de ponte responsável por controlar a entrada e saída de informação.
Além disso, com um roteador também é possível fazer a configuração de servidores DNS, DHCP e firewall. Ele funciona como a parte intermediária entre a rede interna (LAN) e a rede externa (WAN).
Entenda mais sobre a diferença entre um access point e um roteador
Deu para entender que o access point possui um alcance de sinal maior do que o roteador, certo? Mas isso também não é sinônimo de que a internet ficará melhor. Às vezes não é o alcance que precisa melhorar, mas sim o pacote de dados contratado.
De qualquer forma, o access point é uma solução mais profissional para a ampliação de cobertura da rede sem fio, principalmente em empresa, pois ele permite que os usuários naveguem em seus dispositivos por todo o espaço sem interrupção.
Principais diferenças entre access point e roteador:
- O Access Point tem uma potência maior (pode ultrapassar os 600 mW) e pode ser ligado via cabo de rede, mantendo a qualidade da internet. Ou seja, o sinal Wi-Fi não perderá a força da internet, assim como acontece com repetidores. Dessa forma, gera uma área maior de cobertura;
- Navegação na internet aprimorada, pois o access point pode ter conexões simultâneas de até 500 dispositivos;
- Diferentemente do roteador que cria uma ou duas redes diferentes, com o acccess point, é possível criar várias redes para cada departamento da empresa, além de permitir que os dispositivos realizem a transmissão de dados em alta capacidade e performance;
- Com o access point, você consegue gerenciar todas as redes de forma centralizada, de maneira local ou na nuvem, o que for melhor.
Viu só como é bem importante as diferenças entre access point e roteadores? A seguir, conheça a solução de access point da Aruba.
Conheça a Linha Aruba Instant On
A linha foi projetada com foco nas pequenas e médias empresas, os Access Points Aruba Instant On dispõem de acesso Wi-Fi seguro corporativo.
As soluções são focadas principalmente em pequenos e médios negócios e trazem modelos internos e externos, há opções para todas as necessidades, é a possibilidade de ter simplicidade e eficiência em sua melhor forma.
Benefícios:
- Oferecem Wi-Fi superior;
- Rede mais rápida através de uma distribuição justa do sinal;
- Tecnologia de alto nível com um excelente custo-benefício;
- Arquitetura flexível e resiliente;
- Configuração simples, com opções de gerenciamento na nuvem e por aplicativo móvel;
- Interface de gerenciamento gratuita e exclusiva;
- Solução imediata, que funciona assim que você a instala;
- Atualizações automáticas para sua rede corporativa;
- Conecte tudo que for necessário, conexão com fio, câmeras de segurança, fechaduras inteligentes e muitas outras coisas que você tiver automatizado na empresa;
- Separe os tráfegos, defina bloqueios e horários de disponibilidade, tudo para aumentar a segurança da sua empresa, controlando o que será acessado pelo usuário;
- Plug and Play com gerenciamento sem custo adicional.
Linha Instant On Aruba: tecnologia Smart Mesh
A linha Instant On da Aruba também conta com a tecnologia Smart Mesh de verdade. Isso quer dizer que, possui um custo-efetivo que amplia a conectividade Wi-Fi, sem a necessidade de cabos de rede ligados ao switch.
Possui as mesmas configurações de rede (SSID, senha, segurança), com redundância embutida, ou seja, em caso de falha, failover automático para AP com fio e também suporta APs Instant On mistos.
WDC Networks e Aruba
A família de produtos da Aruba Instant On, está disponível na WDC Networks, dentro do modelo de negócio exclusivo Tecnologia As a Service.
O modelo TaaS foi desenvolvido pensando em disponibilizar uma forma de investimento simples e descomplicada. Confira alguns benefícios:
- Aluguel com uma taxa competitiva;
- Permite um contrato de sublocação de integrador para cliente;
- Não necessita fazer o CAPEX;
- Produto fica no ativo da WDC Networks até o final do contrato;
- Possibilita vantagem tributária.
O que podemos descomplicar pra você hoje? Entre em contato com nosso time de especialistas.