Entenda como funciona a homologação de produtos feita pela Anatel
Você já deve ter ouvido falar na homologação de produtos feita pela Anatel, certo? Bom, isso é uma prática que todos os produtos de telecomunicações devem passar para ser comercializados no Brasil.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é uma agência reguladora no Brasil, vinculada ao Governo Federal. A ela cabe fiscalizar e editar diretrizes para o setor de telefonia.
Portanto, para que exista a comercialização de produtos importados de telecomunicações no Brasil, eles devem ser homologados pela Anatel, de acordo com os requisitos estabelecidos por ela e com a Resolução Nº 715/2019.
Além disso, é importante frisar que os produtos precisam também de um certificado de conformidade correspondente.
Este fica a responsabilidade para o Organismo de Certificação Designado (OCD).
Segundo a própria Anatel, a OCD “é a instituição técnica legalmente constituída que, por delegação da Anatel, conduz processos de avaliação da conformidade de produtos para telecomunicações, no âmbito da certificação compulsória, e expede os certificados de conformidade correspondentes”.
A seguir, entenda com funciona a homologação de produtos feita pela Anatel.
Entenda como obter a certificação e homologação
Primeiramente, é necessário que o produto em questão passe por alguns testes de laboratórios e tenha toda sua documentação verificada.
Dessa forma, é possível comprovar a qualidade e também a segurança em o utilizar.
Após os testes, se os resultados forem positivos e o produto estiver em conformidade com as especificações da regulamentação da Anatel, ele pode ser certificado.
Por fim, ele é encaminhado para a homologação.
Confira os certificados nos produtos de telecomunicações
Ao comprar um produto de telecomunicação, é extremamente importante que você encontre o Selo Anatel não removível, que comprova a sua certificação e homologação pelo setor.
Conforme explicado pelo ISP Blog, esse Selo possui um número, sendo os quatro primeiros dígitos relacionados ao número da homologação e os dois últimos ao ano de emissão do processo.
Portanto, não esqueça, é obrigatório que fabricantes, fornecedores e representantes de empresas estrangeiras tenham a homologação de produtos feita pela Anatel.
E isso serve tanto para revenda quanto para consumo próprio, ok?
Nós, da WDC Networks, estamos aqui para garantir que essa é a melhor forma de assegurar aos consumidores que os produtos dos nossos parceiros respeitam os padrões de qualidade e de segurança.
Estamos sempre aqui para descomplicar tudo para você, pode confiar.