Portaria eletrônica: mercado prevê crescimento de 30% até 2020 e oportunidades aos integradores
As portarias eletrônicas já são parte da realidade dos condomínios, seja pela comodidade, facilidade do controle de acesso, monitoramento a distância, e, consequentemente, por apresentar mais segurança e economia de custos.
Conforme pesquisa da Abese (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança), esse serviço representa hoje 20% do volume de vendas de 67% das empresas entrevistadas, sendo que 1/5 delas tem expectativa de crescimento superior a 30% em 2020.
Esses números mostram como o ano será positivo para os integradores que souberem aproveitar a boa maré.
O que é uma portaria remota ou eletrônica
Também conhecida como portaria remota, virtual, inteligente ou autônoma, a portaria eletrônica é um modelo com sistema de câmeras, portões automáticos e dispositivos de controle de acesso, conectados à internet ou a um link de dados privados, com monitoramento 24 horas do fluxo de entrada e saída de moradores, visitantes, veículos e entregas que acontecem no prédio ou condomínio.
O funcionamento é similar ao de um porteiro local. O visitante chega ao prédio, aciona a campainha que, por meio do interfone, conversa com um profissional especializado em monitoramento. Essa pessoa acompanha tudo da central de atendimento, pelas imagens das câmeras instaladas estrategicamente. Na sequência, estes monitores entram em contato com os moradores pelo interfone, telefone ou aplicativo de celular, verificando se a entrada é autorizada.
Portaria eletrônica: caminho sem volta para o mercado de condomínios
A Abese constatou que a evolução do setor é justificada por dois motivos principais: segurança e economia de gastos em longo prazo pela diminuição do custo com folha de pagamento (por meio de um sistema integrado, unificado e automatizado).
Contudo, o ponto que gera mais destaque é a segurança, haja vista que a portaria eletrônica impede o contato do profissional com as pessoas que chegam ao condomínio, gerando mais discernimento, no caso de alguma situação de risco.
A pesquisa evidenciou que as regiões Sul e Sudeste são as que mais trazem concentração dos locais em que o serviço de portaria remota já existe, sendo que São Paulo é o estado com maior participação, 43%, seguido por Paraná (13%), Rio Grande do Sul (9,2%), Rio de Janeiro (8,4%) e Minas Gerais (7,6%).
Os dados apontaram que 34,5% das empresas que atuam com portaria remota já fazem a requalificação dos porteiros para as áreas de atendimento, assistentes de manutenção, operadores remotos, seguranças, inclusive para compor portarias híbridas – que operam com o profissional local junto ao sistema remoto.
Portanto, a tecnologia vem agregar e estes profissionais, assim como gerar oportunidades para o mercado de integradores, em razão do fomento de alto volume de instalação.
Conheça as vantagens do modelo exclusivo de Tecnologia as a service da WDC
A WDC é a distribuidora parceira ideal para o integrador que busca crescimento e oportunidade neste mercado em expansão. A empresa oferece valor agregado em suas soluções de tecnologia, agindo em verticais de negócios que contemplam produtos e serviços dos melhores fabricantes globais.
Com seu modelo único de comercialização, tecnologia as a service, o integrador consegue otimizar seu negócio, somando inúmeras vantagens, tais como:
- O produto permanece de propriedade do locador, no período de vigência do contrato;
- O integrador tem a vantagem de sublocar ou utilizar esses produtos pelo período do contrato. No final, retorna à WDC, podendo haver renovação;
- Pagamento é mensalizado, o que permite ao integrador investir em outras prioridades ao mesmo tempo, preservando a liquidez do negócio;
- Caso os produtos quebrem, a WDC oferece a garantia, por meio de troca balcão, sem custo adicional, por todo período de contrato, exceto por mal uso.
Saiba mais com nossos especialistas e aproveite o ótimo momento do mercado para crescimento. A WDC pode ajudar nesse sentido de maneira ágil, simplificada e eficiente.