Cyber tecnologia: entenda os principais benefícios de integrar sistemas em sua empresa
Cada dia mais presente nas empresas, as áreas de cibertecnologia, cibersegurança ou cyber security crescem, assim como a demanda do mercado de inovação e os sofisticados ataques no ambiente de rede.
A importância desses departamentos é fundamental para empresas se protegerem contra golpes aplicados virtualmente durante o home office dos colaboradores.
Assim, os investimentos em segurança da informação deverão ser prioridade no orçamento das empresas. Porém, essa tendência ainda engatinha em grande parte do mercado corporativo.
O Gartner aponta em seus estudos que apenas 65% das organizações contam com especialistas em cibersegurança, devido à escassez de profissionais qualificados.
Além disso, a consultoria indica também que, nos próximos três anos, as ameaças cibernéticas crescerão. Desta forma, em sinergia com a capacitação de profissionais, é necessário também o uso de novas tecnologias de proteção das redes.
Sendo assim, ferramentas de segurança de rede, no formato de respostas agrupadas em proteção e monitoramento de dados, trazem benefícios reais ao cotidiano das empresas.
Acompanhe o artigo abaixo e compreenda a eficácia de um sistema unificado de cibertecnologia corporativa, que vai muito além do departamento de TI.
E-BOOK GRATUITO
Como proteger seus dados por meio dos melhores recursos de cibersegurança
Estratégias de cibertecnologia integradas protegem sistemas de grandes ameaças
Muitas companhias não adotam estratégias para a integração de seus sistemas e essa carência pode gerar prejuízos desastrosos, tais como a perda ou rapto de dados por um cibercriminoso ou falha humana.
Portanto, nesse contexto, com a digitalização provocada pelo boom da internet, novas perspectivas de gestão de departamentos de TI são adotadas, como:
- Avaliação de recursos de segurança de provedores;
- Proteção aos dispositivos móveis;
- Investimento em gaps de serviços especializados e terceirizados;
- Acompanhamento dos heads de áreas diversas sobre tendências existentes desse mercado.
Ou seja, em plena Era Digital, não ter um sistema integrado significa estar à mercê de situações de vulnerabilidade que colocam em jogo a reputação da sua empresa.
Assim, é possível que ocorra a exposição dos dados desprotegidos de clientes e funcionários, seja pela possibilidade de invasão de cibercriminosos ou mesmo por falha humana.
Além disso, a partir de Janeiro de 2021, gerenciar e monitorar informações será exigência da lei brasileira, sujeita a duras multas para transgressores.
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) é quem cuida disso.
A normativa contribui para práticas de controles internos de cibersegurança em ambiente de Big Data, entre elas:
- Criptografia de dados sensíveis, utilizando HSM (Hardware Secure Module);
- Controle de acesso por usuário x chave criptográfica (BDAC – Big Data Access Control);
- Gestão de dados, mapeando e criptografando automaticamente informações confidenciais, entre outros etc.
Benefícios de uma rede integrada e cibertecnologia
As evidências mencionadas mostram que todos os caminhos levam à transformação digital e as redes integradas de tecnologia fazem parte desse cenário.
Assim, trazendo inúmeros benefícios a uma empresa, especialmente na otimização dos processos de um departamento de TI.
Dentre os principais, destacam-se:
- Segurança: ter softwares relacionados à proteção de dados e às redes que os protegerão contra ameaças cibernéticas é um investimento que resguarda as informações da empresa contra hackers, ajudando também a enquadrar o negócio nos parâmetros da nova Lei de Proteção de Dados. Dentre os recursos para essa ação, firewall, antivírus (endpoint), criptografia, backup são vias que auxiliam ativamente na contenção de ataques cibernéticos;
- Produtividade: com sistemas integrados de cibertecnologia, a comunicação flui melhor na empresa, impactando diretamente na otimização dos processos com estratégia e gerando economia (incluindo eficiência energética), além de competitividade de mercado;
- Disponibilidade: um sistema de alta disponibilidade (HA:High-Availability) é resistente a falhas de hardware, software e energia e mantém os serviços disponibilizados no máximo de tempo possível. Essa vantagem vai ao encontro do contexto atual, em que empresas funcionam em horários diversos e com tarefas realizadas, muitas vezes, por meio de dispositivos móveis.
Integridade e eficiência na rede
Nesse contexto, a WDC Networks, especialista em soluções de tecnologia de alto valor agregado, atua com expertise em sua vertical de segurança de dados (Cyber Security).
Sendo assim, mantendo a integridade e eficiência de redes corporativas com o que há de mais moderno e atual no segmento.
A empresa mantém parceria com os melhores fabricantes mundiais de soluções que fornecem resposta imediata e incisiva nos processos de crescimento da organização, além do aumento de sua maturidade em cibertecnologia.
Ou seja, conta com diversos fabricantes com reconhecimento de qualidade mundial em arquiteturas de segurança multinível, proteção de rede, operações móveis e na nuvem.
Além de tecnologias e serviços de ponta para alavancar a inteligência artificial, biometria e criptografia na sua empresa.
Portanto, entre em contato conosco e conheça mais sobre as marcas de nosso portfólio em cibertecnologia.