Tendências do mercado audiovisual: conheça o que vem pela frente e as oportunidades desse segmento
O mercado audiovisual domina cada vez mais o cenário da comunicação. Essa transformação amplia-se por vários aspectos, sendo um dos principais motivos o impacto que causa nos consumidores, o que gera audiência e, consequentemente, retorno financeiro.
Seja na publicidade, grandes eventos, mundo corporativo ou Mídia OOH (Media Out of
Home), a forte tendência em tecnologia audiovisual toma forma e se solidifica.
“Vemos lojas e ambientes de varejo, por exemplo, transformando mídia estática em mídias digitais, telas, monitores e painéis de led. E essa é uma tendência global”, explica Fernando Guerra, diretor de Novos Negócios da WDC.
Embora esse mercado exija investimento, a economia na otimização de tempo e modularidade do conteúdo, além da alta visibilidade, compensam e geram lucros a partir de um capital inicial.
“Por exemplo, você pode criar uma campanha de final de semana para o Brasil inteiro com recursos de audiovisual e identidade uniformizada, seguindo um projeto totalmente
digitalizado que contemple a rapidez e o tamanho escolhido. Essa modularidade e dinamismo são alguns resultados positivos desse cenário” completa.
Digitalização em audiovisual e aplicabilidades
Para o setor de Publicidade, a digitalização se faz presente há quase uma década. Porém, no Brasil, a atuação mais forte tem menos tempo, de dois a quatro anos.
“No Brasil, começamos a ver alguns pontos, mas ainda não de forma massiva, até porque temos algumas restrições legais para o uso da mídia digital e acabamos de sair de uma recessão que afetou todo o mercado”, explica. Começa a ser frequente outdoors de lona e cartazes em pontos de ônibus sendo transformados em painéis de led. “O atrativo maior nesse caso é, além do brilho da tela que aumenta o impacto da propaganda às pessoas, um custo operacional mais econômico, com material durável e a possibilidade de a empresa anunciar mais, utilizando o mesmo espaço para várias marcas”, completa Guerra.
Nos postos de gasolina em nosso país, é possível perceber essa inovação. A solução chama a atenção e atende bem ao ramo, seja pontualmente ou por períodos. Em parte da Europa, China e Estados Unidos, essa mídia de rua em estabelecimentos comerciais é muito forte, voltada a painéis de led digitais.
Grandes eventos e projetos corporativos
O painel de led tende cada vez mais a substituir projetos e monitores, principalmente em shows. O mercado de eventos cresceu muito e expandiu seu uso, mas ainda é mais restritivo aos grandes acontecimentos. Há muitas locadoras e empresas de eventos, pequenas e médias, que não utilizam o produto, principalmente pelo custo ou por desconhecimento da tecnologia.
A utilização dos painéis de led estende-se ao mundo corporativo e a locais onde antes era necessário grandes ou múltiplos monitores para se obter uma imagem de alta qualidade. O led também impacta melhor e chama mais atenção do público. “Afinal, um dos objetivos da digitalização é este poder de impactar”, justifica Guerra.
Sua aplicabilidade abrange aeroportos, lojas, salas de reuniões, convenções de projetos corporativos, entre outros. Os benefícios principais são a durabilidade, qualidade da imagem, alta vida útil do produto, manutenção simplificada, já que o produto é composto por vários módulos, e a customização, pois a modularidade permite a criação no formato desejado para qualquer evento.
Os próximos passos – tecnologia mais acessível
Atualmente, a tecnologia carece de meios que a torne mais acessível. Ser viável significa possibilitar o acesso não só para grandes players, mas para o mercado dos pequenos empreendedores. Esse círculo virtuoso aumenta o volume da produção e diminui o custo da matéria-prima, como é o caso do led.
Essa tecnologia avançou muito e tende a crescer ainda mais. “Hoje é possível ter uma televisão de led em casa, no lugar onde hoje se instalaria um projetor e um home cinema de alta qualidade. A tecnologia ainda é cara e para poucos, mas cada vez se tornará mais acessível”, afirma o diretor da WDC Networks.
Se, por um lado, toda esta tecnologia auxilia as empresas, por outro ainda acaba sendo onerosa para alguns empreendedores. A tendência do uso e investimento na tecnologia serem transformados em serviço, assim como aconteceu na música, aplicativos de mobilidade, entre outros, é a aposta da WDC para poder alavancar o crescimento dos produtos que distribui. A empresa possui um modelo de financiamento único entre empresas similares deste mercado.
Sem a necessidade de um investimento inicial e com um pagamento prolongado, os produtos distribuídos pela empresa tornam-se mais acessíveis, em especial para empresas que precisam deles para ter sua receita na prestação de serviços, como locadoras, empresas de eventos e mídia OOH.
“Nossos clientes deixam de ter o alto investimento inicial e nos pagam mensalmente, atrelando suas despesas às receitas de serviços, deixando de onerar o fluxo de caixa de suas empresas”, reforça Guerra.
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