Estamos funcionando normalmente, escritórios de São Paulo estão em formato Home Office e Centros de Distribuição tomando todas as medidas de segurança e higiene.

A Companhia História

Conecte-se ao essencial.

WDC Networks, tem sua razão social de Livetech da Bahia Ind. E Com. Ltda., e tem sua sede em Ilhéus-BA, no Polo de Informática. Teve o início de suas atividades em 2004, e desde então vem se especializando em distribuir tecnologia as a service. Nosso propósito é conectar empresas e pessoas às inovações que movem o mundo e, assim, acelerar o acesso à tecnologia, essencial para a qualidade de vida de todos.

A empresa nasceu com a visão de que as telecomunicações seriam impulsionadas por tecnologia sem fio (wireless) e por isso seu nome fantasia ser Wireless Design Center, e trouxe para o Brasil várias marcas de produtos nessa área de Wi-Fi, OFDM e WiMax, aliando outras aplicações nesse segmento tais como câmeras de vigilância, sendo a pioneira em projetar e vender sistemas de monitoramento urbano em cidades do interior de São Paulo. Com o passar do tempo, incrementou seu portfolio, com telefones IP (VoIP), roteadores, antenas e muito mais.

A ideia de se estabelecer no Polo de Informática de Ilhéus veio da necessidade de reduzir custos de vendas, industrializando a maior parte dos produtos vendidos, que na época eram voltados para um mercado em desenvolvimento.

Desde o início a empresa decidiu que atuaria em nichos específicos de mercado, como um VAD – Value Added Distributor, para se diferenciar dos distribuidores de volume, onde o cliente busca apenas o menor custo e o prazo de entrega, deixando de lado os atributos de suporte técnico e projetos.

Em 2008, apesar de pequena, a empresa passou ilesa pela crise internacional graças a seus bons fundamentos de controle de despesas, gerenciamento de estoques e de níveis de alavancagem, mas em 2009 houve uma reestruturação dos acionistas, ficando apenas Vanderlei Rigatieri Jr, com 90% do capital e Francisco Sérgio Toledo com 10%, e deram um salto de crescimento nos projetos de segurança eletrônica corporativa, com um dos maiores projetos de câmeras IP em um só cliente, o Banco Itau-Unibanco.

Já em 2011 os sócios resolvem conhecer os clientes provedores regionais de internet e saem em uma viagem, a Expedição WDC/Abranet por mais de 100 cidades, viajando 50.000 Km, em 8 meses, criando um nível de relacionamento com esses clientes nunca antes imaginado.

Em 2012 WDC ciente do grande potencial desses ISP’s fez parceria estratégica com fornecedores de soluções de fibra ótica, celebrando acordos de industrialização local desses produtos, usando sua instalação em Ilheus, BA. Quando poucos acreditavam na capacidade de investimento dos ISP’s a WDC se dedicou a treina-los, a trazer a melhor tecnologia GPON disponível e com a relação custo/beneficio que fazia sentido nesse segmento.

Mas em 2013, percebendo que a demanda por serviços de internet banda larga de alta velocidade crescia e os ISPs tinham esses clientes ansiosos por mais qualidade, mas não conseguiam capital necessário para atender essa demana, a WDC deu um novo salto, criando o programa de venda dos produtos em forma de contratos de locação de equipamentos, e nascia a TaaS – Tecnologia as a Service. Este modelo de negócio inovador de venda de tecnologia como serviço, seguindo uma tendência mundial do mercado (recentemente estudos do Gartner Group indicam até 2025 mais de 50% das empresas devem adquirir tecnologia dessa maneira) fez esse segmento literalmente explodir de crescimento.

Até agora apenas a WDC fornece as redes FTTH para os ISP’s da forma TaaS (Tecnologia as a Service), apesar da concorrência ter se adaptado e desenvolvido sistemas similares ao nosso modelo de negócio.

Afinal, faz todo sentido esse modelo TaaS, pois já nos acostumamos a ter o transporte (UBER), o hotel (AirBNB), música (Spotify) e tantas outras coisas sendo consumida como serviço, sem ter necessariamente a posse. A tecnologia da informação, infra de banda-larga, câmeras de vigilância, controle de acesso, cyber segurança, tudo pode ser consumido como serviço e a WDC é a primeira distribuidora a oferecer isso a seus canais de integradores, revendas e ISPs.

Nós descomplicamos a vida dos nossos fornecedores e dos clientes, executando desde a importação, estocagem, políticas de crédito, suporte a projetos, retorno em garantia, pós-venda completo, tudo bem pensado e estruturado para cada segmento do mercado que atuamos.

A WDC tem no seu “DNA” uma capacidade de pensar na experiência do cliente, buscando descomplicar os processos, se antecipar a tendências, trazendo para seu portfolio produtos e marcas que tenham sinergia e complementariedade, sempre saindo na frente.

Em 2017, em plena crise econômica do Brasil, a WDC crescia a taxas acima do mercado, e demonstrando a resiliência criada pelos seus modelos de venda, atraiu a atenção de investidores, e recebeu um investimento minoritário do fundo de Private Equity 2BCapital, ligado ao BRADESCO, que capitalizou a empresa e possibilitou o avanço em sua rota de crescimento e de melhoria da qualidade de atendimento.

Em 2019 iniciou um processo de internacionalização de suas operações, para permitir que seu modelo de negócio possa ser replicado em países da América Latina que tenham as condições parecidas com o Brasil.

Em 2020 iniciou as atividades no mercado de energia solar, abrindo um centro distribuição e industrialização em Extrema/MG.

A Companhia Perfil Corporativo

Mercados de atuação

A WDC vive em constante mudança, adaptando-se rapidamente às necessidades de seus clientes, assim como a tecnologia que evolui em alta velocidade, a empresa tem essa mesma agilidade, simplicidade e procura descomplicar processos e transformar a qualidade de vida dos nossos clientes. Atualmente somos organizados nas Unidades de Negócio de Telecom e Enterprise, dividido em 4 grandes áreas:

Telecomunicações

Telecomunicações

Com soluções de Infraestrutura as a Service para redes GPON FTTH de banda-larga, sistemas de transmissão DWDM, cabos de fibra ótica, infraestrutura de Data centers, sistema de energia crítica e diversos produtos relativos a gerenciamento de redes. O nosso principal tipo de cliente são os quase 7.000 ISP’s Regionais e as grandes operadoras.

Telecomunicações
Corporativo

Corporativo

Corporativo e Empresarial, com soluções de Segurança Eletrônica, conectividade, Wi-FI, Segurança da Informação, Telefonia e Automação Predial. Atendemos esse mercado via nossa rede de mais de 200 integradores de sistemas em todo o Brasil.

Áudio, Vídeo e Automação

Áudio, Vídeo e Automação

ProAV, todo um portfólio de tecnologia desde painéis de LED, mesas de som, caixas acústicas, microfones, salas de reunião, projetores, vídeo conferência, automação residencial que atendem os canais especializados de mídia, eventos, etc.

Áudio, Vídeo e Automação
Energia Solar

Energia Solar

Energia Solar, com a produção de geradores residenciais, comerciais e grandes usinas e fazendas de geração, com vários modelos de módulos, inversores e sistemas de gerenciamento.

A WDC tem acordos de distribuição e/ou fabricação local com mais de 60 fabricantes internacionais, que são líderes ou vice de Market-Share em suas áreas. Isso garante a reputação e reconhecimento das soluções ofertadas.

Um dos diferenciais importantes da WDC é justamente a escolha de seu portfolio, pois essa curadoria de tecnologias tem sempre uma sinergia entre si, pois ou estão garantindo o resultado de curto prazo, onde a demanda é alta ou estão sendo selecionadas por sua tendência mundial futura, que vai preparar a próxima onda em cada segmento.

A inovação e diversificação tem sempre um elo de ligação entre os mercados e principalmente o cross-selling saudável para criar resiliência a seus clientes.

Canais de venda

A WDC distribui seus produtos através de 4 canais distintos: Distribuidores Regionais, Revendas e Lojas virtuais, Integradores de Sistemas e Provedores de Internet Regionais. Cada canal atende um tipo de mercado, e possibilita que os produtos da empresa cheguem em praticamente todos os municípios brasileiros, com a mesma qualidade e suporte técnico. Ano a ano a empresa cresce o número de canais ativos, em função de cobertura geográfica e de especialização tecnológica.

Centros de distribuição

A WDC Networks possui 4 centros de distribuição: Ilhéus, BA, em área total de 7.000m2 onde também industrializa seus produtos; Salvador, BA, com área útil alocada de 4.000m2, através de galpão terceirizado, Extrema, MG, com uma área de 4.500m2, voltado para a industrialização e distribuição de geradores de energia solar em São Paulo -SP, na região central, para atendimento de lojistas e pequenos integradores que preferem retirar as mercadorias pessoalmente. Com isso a empresa consegue agilizar as entregas nas 5.600 localidades brasileiras em menor tempo possível.

Também possuímos um Centro de distribuição localizado em Bogotá na Colômbia e um galpão terceirizado no Panamá, para facilitar a distribuição de produtos nos países da América Latina.

Estrutura Societária

Desde a entrada no capital do fundo de investimento 2B Capital, braço de gestão de Private Equity do Bradesco, a WDC Networks possui a seguinte estrutura societária:

Governança Corporativa

A WDC Networks está estruturada como uma empresa S.A. (sociedade anônima), e possui acordo de acionistas bem definido e um conselho de administração que se reúne mensalmente para acompanhamento de resultados e as tomadas de decisões estratégicas da empresa.
Os atuais conselheiros são:

Vanderlei Rigatieri Jr – CEO e Presidente do Conselho

Engenheiro pela Escola Politécnica da USP, possui mais de 35 anos no mercado de tecnologia da informação e telecomunicações, tendo trabalhado como executivo de vendas, marketing e principal executivo em multinacionais como Avaya, AT&T-LA, Tess Celular e Cabletron. Fundador e principal executivo da WDC Networks atualmente é o CEO e preside o conselho de administração.

Francisco Sérgio Toledo – Diretor de logística

Possui experiência de 32 anos em comércio exterior, iniciados na Embraer em 1987, no setor de Importação e Exportação, onde eram importados componentes aviônicos e exportado aviões. Graduado em Ciências pela Universidade Vale do Rio Verde em Três Corações – MG e Pós Graduado em Comercio Exterior na Universidade Paulista em 2001. Na WDC coordena a logística e a produção da WDC desde a fundação e foi responsável pela certificação ISO-9001 e a OEA (Operador Econômico Autorizado).

Manuel Maria Pulido Garcia F De Sousa

Possui 14 anos de experiência na indústria de private equity no Brasil, tendo se especializado em fornecer capital de crescimento para empresas familiares através de participações minoritárias. Atualmente, é Superintendente Executivo da 2bCapital, controlada pelo Banco Bradesco. Antes da 2bCapital, Manuel foi responsável pela atividade proprietária de private equity do Banco Espirito Santo no Brasil desde 2007 e pela área de corporate finance do BESI Brasil de 2001 a 2006. Previamente, foi VP de M&A no J.P. Morgan entre 1995 e 2001 em Nova York e São Paulo. É formado em Administração de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa em 1988 e MBA pela Columbia Business School em 1995.

Guilherme Quintão

Possui 15 anos de experiência na indústria de private equity no Brasil, tendo se especializado em fornecer capital de crescimento para empresas familiares através de participações minoritárias. Atualmente, é Diretor da 2bCapital, controlada pelo Banco Bradesco. Antes da 2bCapital, Guilherme foi representante no Brasil do Cartesian Capital Group, onde permaneceu por seis anos. Iniciou sua carreira em private equity em 1999 como analista na gestora AIG Capital Partners. É formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e possui MBA pelo INSEAD (França).