Estamos funcionando normalmente, escritórios de São Paulo estão em formato Home Office e Centros de Distribuição tomando todas as medidas de segurança e higiene.

Sercontel em Londrina: um caso único no Brasil

31 jan 2012

Londrina é a única cidade brasileira que possui uma operadora de telecomunicações municipal. Ou seja, a prefeitura é dona da operadora de telefonia, celular e banda-larga.

Essa situação única criada pelo não interesse em privatização na época que todas as demais operadoras do sistema Telebrás foram leiloadas, a SERCONTEL sobreviveu e continua operando e dando mostras que mesmo sendo sujeita a lei 8.666 das licitações públicas consegue se atualizar, crescer e oferecer um serviço de banda-larga que atinge mais de 80.000 assinantes.

Atualmente tem como um dos sócios a empresa de energia Copel, que possui uma das redes de fibra-optica mais capilares no Paraná como um todo.

Conversando com a área de engenharia de redes, percebemos que existe muito orgulho dos funcionários em ter uma operadora que está se modernizando, mexendo em suas redes ADSL, chegando mais próximo dos usuários, e procurando alternativas mais econômicas para prestação do serviço.

Tendo uma pequena operação em FTTH, com tecnologia GPON (parece que essa opção é unânime nas operadoras) e pensando em ser cada vez mais competitivos a Sercontel também instalou vários hotspots de acesso Wi-Fi pela cidade, tanto em praças, academias ao ar livre e bares. São pontos em que o usuário se cadastra e consegue acessar a internet. Para usuários cadastrados na base da Sercontel a banda liberada é mais rápida, e para usuários comuns a banda não chega a 200Kbps.

A concorrência na cidade é bem acirrada, afinal nessa cidade existem 6 operadoras de celular : Vivo, Claro, Oi, TIM, Nextel e Sercontel. Acho que apenas aqui tem essas opções.

Na banda-larga acontece o mesmo, todas as operadoras disputam a unha os assinantes, e por isso a estrutura de internet é uma das melhores a serviço do assinante.

Obrigado pela recepção da Expedição WDC/Abranet:

E nesse comentário quero aproveitar pra elogiar o trabalho de mais uma empresa que que tem feito progressos significativos na região, inovando e trazendo benefícios aos uusuarios de banda-larga na cidade: Persis.

O Henrique, empreendedor que atua na cidade desde 1996 e que participa ativamente da Abranet, RedeTelesul e que nos apoiou muito nessa visita.

 Comentários: