Estamos funcionando normalmente, escritórios de São Paulo estão em formato Home Office e Centros de Distribuição tomando todas as medidas de segurança e higiene.

Finalizando o centro-oeste e atravessando o estado de São Paulo

05 dez 2011

Depois de rodar mais de 9.000 km pelas cidades do centro-oeste, visitando 27 cidades, e vendo de perto a realidade desses estados que estão crescendo a taxas muito altas, vimos que Goiás, Matoi-Grosso e Mato Grosso do Sul ainda vão crescer muito com a chegada do PNBL.

Em todas as cidades que passamos ouvimos muitas reclamações das operadoras que estão oferecendo ADSL na região. Apesar de terem melhorado a comunicação celular, ter cobertura em quase todas as cidades das coperadoras TIM, VIVO, Oi e Claro, percebemos que os provedores independentes via rádio estão fazendo uma inclusão que é louvável. Compram banda dedicada dos operadores, ou montam seus próprios backbones e conseguem atender a preços mais baixos a classe C e D dessas cidades, com mais personalização dos serviços.

As distâncias longas entre uma cidade e outra dificultam muito o trabalho de levar infra de telecom pra cada cidade, mas as taxas de ocupação estão aumentando e com o crescimento econômico da região baseado no agronegócio tem aumentado a demanda por telecomunicações.

Uma coisa chamou a atenção nesse primeiro trecho, que foi a consciência da população da importância da internet nas vidas deles. Confesso que achei imteressante as pessoas terem essa visão. Isso com certeza vai sensibilizar os políticos, as operadoras e os provedores para melhorarem os serviços.

Os prefeitos que falamos percebem cada vez mais a importância dos projetos de Cidades Digitais, seja pra levar internet nas praças e bairros mais pobres, tanto com a necessidade de monitoramento por câmera nas vias públicas.

Aliás, esse é outro caso a se notar, o crescimento do PIB dessas cidades, também traz o aumento da violência e da insegurança.

Mas a nossa viagem de volta, entrando no estado de São Paulo ainda tinha casos de extrema dose de ecologia, como essa família de avestruzes cruzando a rodovia.