Estamos funcionando normalmente, escritórios de São Paulo estão em formato Home Office e Centros de Distribuição tomando todas as medidas de segurança e higiene.

Entramos no estado do RS: Erechim, Passo Fundo e região

11 fev 2012

Nessa região norte do estado do Rio Grande do Sul encontramos uma economia mais focada na agricultura, e com gente muito mais simples, fácil de se conversar apesar de serem muito desconfiados.

Brinquei que eles desconfiam até da sombra, são mais reservados, talvez pela criação, e característica da imigração da região.

Mas a internet é um assunto que cativa, e abre portas, principalmente pela importância econômica que traz.

Assim, passamos o final de semana nessa região, tendo oportunidade de assistir a um “GRENAL” em Passo Fundo, com toda a rivalidade e cordialidade das torcidas. Foi interessante.

Mas encontramos uma região ainda em uma fase menos adiantada nas ofertas de serviços de banda-larga. O avanço das operadoras chegou, e as ofertas “combo” do tipo TV, Internet e Telefone também.

Com isso, os provedores estão se mexendo pra criar redes de fibra e de rádios, mais robustas, pra poder competir com as operadoras.

Um exemplo de provedor foi a CTE Telecom, de Erechim, que está em pleno desenvolvimento de sua rede de fibra ótica, e pretende em breve oferecer mais serviços a seus usuários.

 

mas medimos as redes de celular 3G e sentimos que nessa área a quantidade de banda nas operadoras é abaixo de 1 Mbps ainda.