Dourados: segunda maior cidade do MS
Deixar a cidade de Bonito-MS é bem difícil, a beleza natural, as maravilhas ecológicas realmente encantam, mas a Expedição WDC/Abranet não está passeando, estamos trabalhando, conhecendo a realidade da infraestrutura de internet no Brasil.
Nessa semana tão importante para a Internet brasileira, em que houve o PTT Forum em São Paulo, reunindo a nata da internet no Brasil, e que o CGI (comite gestor da Internet) e NIC.Br divulgaram a pesquisa de velocidade de acessos no mapa do Brasil, a nossa expedição seguiu viagem, pelo pantanal, visitando cidades do centro-oeste do Brasil.
As cidades se vangloriam de ser pontos de muita pesca, com uma economia crescente na pecuária e nas plantações de soja, mas que mantém uma relação muito forte com os rios que cortam o pantanal, e enchem de prazer os pescadores esportivos.
Chegar em Dourados é saber que o centro-oeste é forte na economia, mas ainda tem desafios grandes na infraestrutura de internet. Não há muita fibra chegando nas cidades, e as operadoras cobram muito caro pelo link dedicado.
Em dourados visitamos alguns provedores, e encontramos outros de Bataguassu, outra cidade importante da região.
e tem alguns profissionais como o Paulo que ainda ajudam os provedores da região com consultoria para montagem das redes.
mas a realidade que mais nos preocupa nessa região ainda é o domínio de comércio ilegal de equipamentos, vindos do Paraguai, que infestam a região.
Comentários: