Estamos funcionando normalmente, escritórios de São Paulo estão em formato Home Office e Centros de Distribuição tomando todas as medidas de segurança e higiene.

Chapada dos Guimarães: um espetáculo de natureza

11 nov 2011

Sair de Cuiabá em direção à Chapada é uma viagem bem agradável, pois o calor sufocante vai ficando pra trás na medida que começamos a avistar as paredes de arenito que formam a chapada…parece que foram cortadas, pelo tempo, e ao subir, uma brisa vai chegando. Apesar do pessoal ter avisado que lá fazia frio, nós não acreditamos, mas na verdade depois que o sol desaparece realmente a temperatura cai muito.

Passar pelo Parque Nacional foi uma experiência incrível, a cachoeira Véu da Noiva cai de muito alto. Apesar de quase toda cachoeira do Brasil ser chamada de véu da noiva, essa deveria ser chamada de “véu das araras noivas” , pois vários casais de araras coloridas se aninham nos buracos ao longo da cachoeira, e tivemos a sorte de ver um deles, num voo maravilhoso. Vejam as fotos e assistam o vídeo que conseguimos gravar, apesar da grande distância.

Vejam que maravilha de voo das araras:

 

Esse paraíso de natureza atrai muito turismo, várias pessoas de Cuiabá possuem casas de fim de semana, e muitos optaram em morar na Chapada e viajar a Cuiabá para estudar, ou mesmo trabalhar.

Porém, Internet lá não é esse paraíso todo.

A cidade, recebe links de Cuiabá via rádio, e a população do município se divide em 50% na cidade e 50% na zona rural. Se na cidade a internet já é sofrível, imaginem na zona rural, que nem é assistida.

Falamos com a secretaria municipal que nos informou que a cidade foi escolhida para efetuar  o recadastramento eleitoral, e que estão apavorados, pois o programa do TRE exige acesso a base de dados via internet, e o aplicativo necessita de muita banda de transmissão, e na zona rural não há como chegar a rede.

Visitamos um dos provedores, a VSP, franquiado de uma empresa de Cuiabá, que recebe um link na torre da cidade, e com aproximadamente 200 assinantes, tenta suprir as deficiências da operadora Oi na cidade, que não tem capilaridade para atender a pequena cidade. Mais um caso de um herói empreendedor que está levando banda-larga onde se precisa.

 

Mas, se Cuiabá receberá turistas em 2014 dos jogos da Copa, provavelmente a Chapada será um destino muito interessante para turismo ecológico…e aí? Há que se trabalhar com o PNBL para que esses pequenos provedores possam comprar banda-larga mais barata logo.

Comentários: