Uma das grandes mudanças da área de TI veio justamente com o CLOUD COMPUTING e a terceirização das infraestruturas próprias dos clientes corporativos, sendo transferidas para Data Centers espalhados pelo mundo, capazes de atender demandas via WEB sem que nem se saiba onde estão sendo rodados os programas que atendem as suas demandas.

 

Grandes empresas se especializaram em montar serviços na Nuvem, e outras investiram na construção física de Data Centers e oferecem co-location e hosting para clientes hospedarem seus servidores. Alguns clientes maiores, tais como bancos e seguradoras investiram em seus próprios Data Centers para concentrar suas operações de Cloud.

 

Um nova tendência é que operadoras de telecomunicações tenham seus Data Centers para integrar suas redes de comunicações a esses serviços, oferecendo uma solução completa a seus clientes, uma vez que Data Centers necessitam de grandes links de dados para conectar a internet e/ou direto com seus clientes.

 

O que detectamos é que a construção de Data Centers sempre é um investimento pesado, onde se aposta primeiro na construção de toda a infra necessária tais como: sistemas de energia redundantes, refrigeração de alta capacidade, uma vez que servidores dissipam calor excessivo, cabeamento conectando seus servidores, racks que hospedam switches e servidores, com capacidade de ventilação e conexão, sistemas de segurança para evitar invasão indesejada, controle de acesso de ultima geração, para garantir que não haja visitantes não autorizados e processos de cyber segurança pois imaginem a responsabilidade sobre os dados que possuem.

 

Além disso, detectamos uma tendência de construção de Data Centers pequenos e médios, de borda, para Provedores Regionais, que conseguem levar serviços a clientes menores e melhoram a experiência de acesso, com latência reduzida.

 

Mas, novamente vários projetos se deparam com a dificuldade de investimento ou de financiamento do investimento necessário, sem contar o risco de demora na aquisição dos clientes. Daí, a WDC novamente inovou sua oferta, presentando um modelo de IaaS – Infraestrutura como Servico, para oferecer aos Data Centers a capacidade de ter as tecnologias necessárias mas de uma forma de despesa mensal (OPEX).

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro das novidades e promoções da WDC.