O conceito de CIDADE INTELIGENTE, ou também chamado de Cidade Digital é um projeto de total integração de serviços públicos e utilidades através de uma rede de dados, com o objetivo de melhorar a vida das pessoas que vivem nesses centros urbanos.  Uma cidade inteligente usa tecnologia digital para conectar, proteger e melhorar a vida dos cidadãos. Através de sensores de IoT (internet das coisas), câmeras de vídeo, semáforos inteligentes, e uma rede de outros dispositivos formam como se fosse um sistema nervoso, fornecendo ao operador da cidade e aos cidadãos um feedback constante para que possam tomar decisões para melhoria da vida dos cidadãos.

Os maiores benefícios de uma cidade inteligente, podemos elencar como: melhoria na mobilidade urbana, eliminando gargalos, automatizando estacionamentos e orientando rotas alternativas, proteção e segurança, pois um sistema de vigilância intensiva consegue detectar e os sistemas analíticos podem prever situações de perigo e evitar acidentes, roubos ou um incidente de risco. Além disso, sensores conseguem reduzir o consumo de energia elétrica através dos smart grids.

Outro benefício proporcionado pela implantação de uma Cidade Inteligente é a oferta de Wi-Fi público, melhorando a acessibilidade de informação e criando ambiente amigável para turismo.

A vantagem de um sistema integrado onde polícia, ambulâncias, bombeiros, agentes de trânsito e defesa civil estejam conectados e compartilhando informações tende a reduzir recursos e aumentar a performance de ação em casos de emergência.

Além disso, uma rede de dados integrada permite uma economia de despesas com telefonia, deslocamentos e de gestão de pessoas do serviço público. Sem contar a possibilidade de sistemas de gestão de Saúde, que melhora a qualidade de atendimento da população racionalizando agendamento de consultas (on-line), controle de estoques de medicamentos distribuídos, verifica disponibilidade de leitos hospitalares e controla a frequência de médicos e funcionários eletronicamente.

Uma rede integrada também ajuda na arrecadação de Tributos, pois permite o  controle eficaz e rápido sobre pagamentos e inadimplência de impostos, suporte no combate à sonegação com a utilização de notas fiscais eletrônicas e geração mais rápida na cobrança de multas e impostos. Facilidade para a população na consulta de débitos de IPTU e outros impostos.

A WDC Networks tem as tecnologias necessárias para a implantação parcial ou integral de um projeto desse tipo, contando com parceiros de engenharia, integração e manutenção desses sistemas.

Passe o mouse pelos marcadores para ver os produtos indicados para cada tipo de uso.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro das novidades e promoções da WDC.